sábado, 1 de dezembro de 2018

MATEUS 10


MATEUS 10


No final do capítulo anterior, o Senhor disse a Seus discípulos que orassem pelo envio de trabalhadores. Este capítulo começa com Seu chamado aos doze e os comissionando a sair. Eles mesmos deveriam ser a resposta para a oração deles! Não é raro que esse seja o caso. Quando oramos para que isto ou aquilo seja feito no serviço do Senhor, muitas vezes Sua resposta para nós seria, com efeito: “Então vocês são os que devem fazê-lo”. Agora, para qualquer comissão ser eficaz, deve haver as pessoas selecionadas, o poder conferido e o procedimento correto indicado.
Este capítulo está ocupado exatamente com estas três coisas. Nos versículos 24, temos os nomes dos doze discípulos escolhidos; e no versículo 1 lemos como Jesus conferiu o poder necessário sobre eles. Este poder era eficaz em duas esferas, a espiritual e a física. Espíritos imundos tinham que obedecê-los, e todos os tipos de males corporais desapareciam diante da palavra deles. Do versículo 5 até o final do capítulo, temos o registro das instruções que Ele deu, a fim de que pudessem prosseguir corretamente em sua missão.
O primeiro item de instrução dizia respeito à esfera de seu serviço – nem gentios nem samaritanos, mas apenas as ovelhas perdidas de Israel. Isto de uma vez por todas revela decisivamente que o evangelho hoje não é pregado sob esta comissão. A serviço de uma teoria falsa, o versículo 6 foi mal interpretado para significar que eles deveriam ir aos israelitas espalhados entre as nações. A palavra “perdidas”, no entanto, significa espiritualmente perdidas. Se Jeremias 50 for consultado, e lidos os versículos 6 e 17, será visto que Israel é tanto “perdida” como “dispersa”. Eles estão perdidos porque foram desviados por seus pastores – espiritualmente perdidos. Eles estão espalhados pela ação dos reis da Assíria e Babilônia – geograficamente dispersos. Essa distinção no uso das duas palavras parece ser observada por toda a Escritura. Os discípulos nunca saíram da terra de Israel enquanto Cristo estava na Terra, mas pregaram aos judeus espiritualmente perdidos que estavam ao redor deles.
No versículo 7 a mensagem deles é resumida em 6 palavras – “É chegado o reino dos céus”. Isto está exatamente de concordo com o que foi pregado por João Batista (Mt 3:2), e pelo próprio Senhor (Mt 4:17), exceto que aqui a palavra “Arrependei-vos” é omitida. Era uma mensagem muito simples, dificilmente permitindo muito acréscimo ou variação. Eles não podiam pregar coisas ainda não realizadas; mas o Rei predito estava presente em Sua própria terra e, portanto, o reino estava próximo deles. Que eles anunciaram foram as boas-novas do reino, e eles deveriam apoiar o que disseram, mostrando o poder do reino em trazer gratuitamente cura e libertação.
Além disso, deveriam descartar toda a provisão normal de um viajante prudente, e assim ser manifestamente dependente de seu Mestre para todas as suas necessidades; e, ao entrar em qualquer lugar, deveriam procurar os “dignos”, isto é, aqueles que temiam o Senhor e que manifestavam sua recepção do Mestre pela recepção de Seus servos. Eles deveriam prestar testemunho contra aqueles que não O recebessem, e que consequentemente recusassem a eles e suas palavras; e a responsabilidade de tais seria muito maior que a de Sodoma e Gomorra.
Em seguida, Ele os advertiu claramente que iriam encontrar oposição, rejeição e perseguição, e eles são instruídos quanto à sua atitude na presença dessas coisas. Isso ocupa os versículos 16-39. Ao sair entre os homens, eles seriam como ovelhas no meio de lobos; isto é, eles seriam como seu Mestre em posição, e deveriam ser como Ele também em caráter – prudente e simples. Quando acusados ​​perante os governadores, eles deveriam descansar em Deus como seu Pai, e não se preocupar em preparar sua defesa, visto que na hora de sua necessidade o Espírito do Pai deles falaria neles e por meio deles. O martírio, em alguns casos, jazeria diante deles e, em todos os casos, eles teriam de enfrentar o ódio de um tipo tal que passaria por cima de toda a afeição natural. Para aqueles que não fossem martirizados, a perseverança até ao fim significaria salvação.
O que “ao fim” significa é mostrado no próximo verso (23) – a vinda do Filho do Homem. Em Mateus 24:3, 6, 13-14, novamente temos o Senhor falando do “fim”, com um significado semelhante, pois aí está “o fim dos tempos”. Esta missão então, que o Senhor estava inaugurando, é para se estender até Sua segunda vinda, e quase que não será completada até então. Como o versículo 6 havia indicado, as cidades de Israel eram o campo a ser coberto enquanto eles fossem perseguidos, e sua perseverança seria coroada pela salvação em Sua vinda. Quando olhamos para trás, parece que houve alguma falha nessas previsões. Como podemos explicar isso?
A explicação evidentemente é que esse testemunho da proximidade do reino foi suspenso e será retomado no tempo do fim. Os discípulos são vistos como homens representativos, e o que é dito se aplica a eles naquele momento e se aplicará a outros que estarão em uma posição similar no final dos tempos. O reino, conforme apresentado naquele momento em Cristo em Pessoa, foi rejeitado e, consequentemente, o testemunho foi retirado, como vemos em Mateus 16:20. Ele será retomado quando o granjeio da Igreja estiver completo; e mal será levado ao seu fim quando o Filho do Homem vier para receber e estabelecer o reino, como havia sido predito em Daniel 7.
Enquanto isso, o discípulo deve esperar ser tratado como seu Mestre, e ainda assim ele não precisa ter medo. Ele será denunciado, difamado e até morto por homens; mas nos versículos 26-33, o Senhor menciona três fontes de encorajamento. Primeiro, a luz resplandecerá sobre tudo, e todas as malignidades dos homens serão dispersas. A responsabilidade do discípulo é deixar a luz brilhar agora em seu testemunho. Em segundo lugar, há o cuidado íntimo de Deus, descendo aos mínimos detalhes. Terceiro, há a recompensa de ser publicamente confessado pelo Senhor diante do Pai nos céus. Nada, a não ser a fé, permitirá a qualquer um de nós apreciar e acolher a luz, confiar no cuidado e valorizar mais o louvor de Deus do que o louvor dos homens.
O versículo 28 é digno de nota especial, pois de forma definitiva ensina que a alma não está sujeita à morte, como está o corpo. Deus pode destruir a alma e o corpo no inferno; mas aqui a palavra “destruir” é diferente da palavra “matar”, e significa causar o perecimento, ou a ruína, mas não tem nenhum pensamento de aniquilação. Não encontramos as palavras “a imortalidade da alma” nas Escrituras, mas aqui estão palavras de nosso Senhor que afirmam esse fato solene. As palavras do versículo 34 podem parecer à primeira vista colidir com declarações como as que temos em Lucas 1:79; Lucas 2:14; ou Atos 10:36. Mas não há discrepância real. Deus Se aproximou dos homens em Cristo com uma mensagem de paz, mas Ele foi rejeitado. Neste ponto do evangelho de Mateus, Sua rejeição está surgindo e, portanto, Ele declara o solene fato de que o efeito imediato de Sua aproximação será luta e guerra. A paz na terra será estabelecida por Ele em Sua segunda vinda, e isso os anjos previram e celebraram quando da Sua primeira vinda. A paz é de fato a coisa final, mas a cruz era a coisa imediata; e se Ele estava prestes a tomar a cruz, então Seus discípulos devem estar preparados para a espada e para a perda de suas vidas por amor a Ele. Essa perda, no entanto, significaria ganho final.
Os versículos finais mostram que a recepção dos impopulares discípulos seria, de fato, a recepção do seu impopular Mestre e até mesmo do próprio Deus. Qualquer serviço assim prestado, mesmo que seja uma coisa pequena como a entrega de um copo de água fria, não perderá sua recompensa no dia que virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário